Home / Sistema PDV para Restaurantes / Como automatizar um restaurante?

Como automatizar um restaurante?

Para saber como automatizar um restaurante, uma das questões mais importantes a se considerar são os objetivos que você pretende com essa automatização e escolher o sistema que mais se adequa às suas necessidades.

Quando um restaurante ou bar adquire um software de automatização, geralmente esse estabelecimento está buscando melhorias em seu atendimento, otimização do serviço, redução do tempo e dos erros nos pedidos, além de ampliação do gerenciamento.

Por isso, desenvolvemos um passo a passo do que você precisa saber para entender como automatizar um restaurante.

Defina os objetivos de sua automatização

O que você pretende automatizando seu restaurante ou bar? Nesse momento é preciso listar seus objetivos, que podem ser mais de um, antes de definir qual o melhor sistema para sua automatização.

Pode ser, por exemplo, que você possua um estabelecimento muito tradicional, onde os garçons se relacionam de forma mais próxima com os clientes e tenha receios de que a automatização mine esse relacionamento.

No entanto, um bom software aproxima ainda mais o relacionamento entre o restaurante e o cliente, já que permite o fechamento da conta e pagamento na própria mesa, exigindo maior contato humano e reduzindo a possiblidade de erros.

Diminuição das filas

Alguns tipos de estabelecimentos possuem filas, esse fator é bem comum em cafeterias, alguns serviços de fast foods e até em restaurantes. No entanto, não adianta, a fila é um item que provoca abandono.

Ainda que os proprietários e alguns clientes se acostumem com o fato de existirem filas em determinados locais e vez ou outra “topem” a espera, constantemente há uma necessidade real de ser atendido em tempo razoável.

Um bom sistema de informatização precisa oferecer a redução do tempo de espera. Uma excelente ideia é a instalação de um caixa móvel, uma pessoa que faz o pedido e recebe o pagamento na própria fila.

Como o serviço será informatizado, esse caixa móvel lança o pedido pelo celular e a produção recebe essa informação para o preparo. O caixa móvel elimina a necessidade de que o cliente enfrente outra fila para o pagamento.

Essa é uma alternativa muito interessante e que não precisa necessariamente estar disponível o tempo todo. Pode ser utilizado o caixa móvel apenas em horários de maior movimento, como horários de almoço e jantar, por exemplo ou finais de tarde para o caso de cafeterias.

Integração

Para saber como automatizar um restaurante, é importante que a escolha do sistema envolva a integração do serviço como um todo.

Isso significa que o garçom fará o pedido a partir do celular e os outros setores do restaurante já receberão esse pedido de forma automática. Assim, a produção do alimento é informada de forma precisa e rápida, sem a possibilidade de erros na escrita, por exemplo.

A integração também é importante porque possibilita o fechamento da conta pelo próprio garçom e o recebimento do pagamento na própria mesa, sem necessidade de ir ao caixa.

A gestão do negócio também faz parte do sistema integrado e o gestor recebe todas as informações em tempo real, sobre atendimentos, mapeamento de mesas e pode acessar relatórios de vendas, estoque, compras e outros que forem necessários.

Conheça o Pocket Cheff

Uma das melhores ideias para quem deseja saber como automatizar um restaurante é conhecer o Pocket Cheff, um sistema desenvolvido pela Cheff Solutions para atender a todas as necessidades de bares e restaurantes.

Acesse o site da Cheff Solutions e conheça todas as funcionalidades desse sistema e saiba como ele pode te auxiliar a melhorar seu tempo de atendimento e aumentar os lucros em pouco tempo!

Sobre admin

Veja Também

Quanto custa um sistema para restaurante?

Se você quer automatizar seu restaurante, mas não sabe quanto irá custar um sistema, saiba …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *